Reveillon ou Noche Vieja em Madrid
O nosso Reveillon em Madrid foi muito legal. A cidade estava linda, toda enfeitada com luzes de natal.
Barraquinhas com vários apetrechos de fantasia (dos gorros de Angry Birds e árvore de natal às caras de cavalo e perucas coloridas) se espalhavam pelas praças.
A tradição madrilenha consiste em passar a virada de ano, ou NocheVieja - como eles chamam, na Puerta del Sol.
Lá, o relógio soa as 12 badaladas na hora da virada. Para cada badalada, come-se uma uva - cada uva é um pedido para o ano que se inicia. Nós compramos as nossas uvinhas já prontas no Carrefour, mas eu aconselho a levar um pacotinho a mais caso uma caia no chão. Ah, e olha que comer 12 uvas, uma a cada segundo, não é uma tarefa simples...prepare-se para engasgar com os caroços hahaha
A decoração, as fantasias e o Alan feliz com as uvas antes de se engasgar...
Sobre o comércio no dia do Reveillon: bastanteee coisa fica aberta até umas 18hs. De manhã, então, estava quase tudo aberto. O supermercado perto de casa fechou por volta de 16hs. Deu para almoçar na rua tranquilamente nesse dia.
Todos com que falamos nos disseram que a Puerta del Sol fica abarrotada e é difícil conseguir um bom lugar se não sair cedo para lá. Nós resolvemos relaxar e não nos importar onde ficaríamos - e deu tudo certo ;)
Levando a tradição do branco até o fim!
#curiosidade: na noite anterior, passando por ali, estranhamos a grande movimentação de Polícia e pessoas ao entorno da Puerta del Sol. Depois, descobrimos que eles fazem uma "simulação da Noche Vieja" no dia 30/12! E as pessoas curtem como se fosse a virada do ano mesmo hehe Os madrilenhos são realmente festeiros - duas festas para a virada do ano, que maneiro!
Tava frio!
Falando em Polícia, é presente a preocupação contra atos terroristas em Madrid. Mesmo com a ETA inativa, os policiais estavam ali para revistar todos que entram na Praça. Além disso, é proibido entrar com garrafas de vidro.
Muitos turistas e madrilenhos reservam mesas em restaurantes para fazer a ceia antes da virada. Como não vimos isso com antecedência, quase tudo estava esgotado no dia. Nós decidimos fazer algo diferente - e talvez até mais interessante, na minha opinião. Passamos por um supermercado e fizemos nós a nossa ceia, com tudo que mais gostamos!
Compramos queijo de cabra, pão, presunto ibérico, chocolate, ruffles e duas cavas! Tudo super barato! A cava da Freixenet, bem famosa, custou apenas 8 euros.
Nossa ceia
Ficamos no quarto do hotel comendo e bebendo até 23h, quando decidimos descer e ir em direção a Puerta del Sol. E não é que foi super tranquilo? Conseguimos chegar a um spot bem localizado sem grandes complicações. Realmente, a praça estava cheia. Mas nada tipo Praia de Copacabana hehe Não sei se tivemos sorte, mas deu tudo certo :)
Da sacada do hotel
O astral das pessoas é muito legal! Todo mundo fantasiado e curtindo e muitas famílias também. Ficamos do lado de uma família muito gente boa (eles que me ofereceram uma uva extra quando uma das minhas caiu - efeito "Cava" hehe).
Feliz 2014!
A galera é festeira, mas muito educada (e não é muito crazy também não). Não é tipo o Canadá (veja o post do reveillon de lá aqui), mas pra quem está acostumado à virada em Copacabana, é um oásis ;)
Beijos,
Corinne