top of page

Meu Ponto de Partida Blog Roteiros e Dicas de Viagem

Meu Ponto de Partida Blog Roteiros de Viagem
  • Instagram - Grey Circle
  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Pinterest - Grey Circle

Onde comer em Berlim: porque nem tudo é Currywurst!

Quando falamos de gastronomia em Berlim, devemos nos atentar para o fato de que muito daquilo que conhecemos como as tradicionais comidas alemãs não são especificamente de Berlim. A linguiça/salsicha e até a cerveja, tem, em sua maioria, origem bavária (ou baviera, na ortografia correta). A Bavária fica ao sul da Alemanha e tem como sua principal cidade Munique, que ainda não tivemos a oportunidade de conhecer, infelizmente :(

Mas Berlim tem as suas especialidades, como o Joelho de Porco (Eisbein), chucrute e o currywurst, entre outros. Não chegamos a ir num restaurante típico berlinense. Berlim, como grande capital europeia que é, tem cozinhas de todos os cantos do mundo e resolvemos aproveitar um pouco disso também.

Comidinhas de Rua

Nós curtimos muito essa feirinha montada para a Páscoa na Alexanderplatz!

Batata frita, pretzel, goulash, Berliner chopp, cogumelos, joelho de porco e milho cozido! Bem light, né? ;)

Ainda nas comidinhas de rua, perto do Checkpoint Charlie tinham várias barraquinhas. Fomos numa indiana e até que estava gostoso!

Comemos um Lamm Curry por 5,90 euros

O fast food mais tradicional de Berlim é o Currywurst - salsicha com ketchup e curry. Dizem que o melhor fica no Curry 36. Experimentamos o nosso no Checkpoint Curry 207, pertinho do nosso hotel.

Augustiner

Para comer comida Alemã típica, escolhemos o Augustiner. Ele fica na linda Gendarmenmarkt. Tradicional restaurante alemão, com origem em Munique, inaugurado em 1328. Gostamos da experiência!

Além dos ótimos chopps, também pedimos esse prato que servia um pouquinho de cada especialidade do restaurante.

O interior

A dolorosa...

Mounsier Vuong

Para dar uma necessária variada no cardápio, ainda mais levando em consideração que as comidas alemãs são muito pesadas, escolhemos o restaurante vietnamita chamado Mounsier Vuong . É uma casa bastante concorrida (sempre cheio...) e barata em Berlim e depois que comemos entendemos o porquê!

De entrada, pedimos o Cha Gio (5 euros)...nossa! Melhor rolinho primavera ever!!! Às vezes sonho com ele...Também adoramos o prato principal Pho Bo (noodles de arroz com carne, 8,20 euros) e a sobremesa de mousse de manga com hortelã fechou a refeição com chave de ouro :)

Entrada de rolinho de camarão (inesquecível), sobremesa de manga, bons drinks e um prato de noodles delicioso

O interior

A luminosidade é bem agradável

Oi! Feliz comendo a minha sopinha de noodles!

Lembrando que dividimos tudo e que saímos bem satisfeitos, a continha da refeição mais especial de Berlim não foi nem perto de ser alta (apenas 25 euros! dá pra acreditar?)

Vapiano

Esse restaurante italiano, com filiais por todo o mundo (e até no Brasil!), tem uma proposta bem diferente. Na entrada, você pega um cartãozinho e se dirige a um dos balcões onde os cozinheiros irão fazer o que você pedir entre massas, pizzas e outros, na hora e bem na sua frente.

O único problema desse simpático restaurante é a fila. Vá cedo e fuja dos horários de pico, senão vai encarar uma fila de quase 1h ou 1h30, como nós encaramos, para comer.

De resto, o ambiente é lindo, cheio de plantinhas de temperos para você colocar no seu prato, super barato e bem gostosinho (#update: fomos em Innsbruck no Vapiano também e recomendamos muito para aquela comida certeira e barata!)

Bruschetta, massas de carbonara e de pesto

Manjericão à vontade

"Devagar, se vai são e longe": e não é que foi super devagar nossa experiência mesmo?

Backfactory

Sabe aquele lugar que você estava procurando para fugir do café da manhã caríssimo do hotel? É aqui!

Super prático, tipo padaria com várias coisinhas prontas expostas, dá para encontrar croissants, pretzels e sanduiches por 99 cents...

Fassbender & Rausch

Famosa e super tradicional loja de chocolates e de outras milhões de delícias, é o lugar ideal para comprar umas lembrancinhas para os amigos e parentes.

Ovo de páscoa GIGANTE, amêndoas com chocolate branco, vários chocolatinhos e um vulcão de chocolate

Haagen-Dazs

O sorvete delicioso que todo mundo conhece. Nós provamos um delicioso ice-cream-chocolate-milkshake-chantilly (hehe) muito bom do lado do Portão de Brandemburgo.

É claro que nem chegamos perto de esgotar o cenário gastronômico de Berlim, mas deu pra ter um gostinho! Fica a lista de outros restaurantes que nos foram recomendados (se você souber de mais algum, deixe nos comentários!):

  • Die Berliner Republik;

  • Thai Kamala;

  • Amrit;

  • Schwarzwaldstuben;

  • Staendige Vertretung;

  • KaDeWe;

  • Lokal Standige Vertretung;

  • Butter.

Beijos,

Corinne

84 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
7a186610-844c-4a11-897f-3f103a3b2f43_edited.jpg
Autora | Corinne Sciortino

Formada em Direito e com vocação para viajar pelo mundo ! Minha obsessão é provar as mais diversas gastronomias, me perder pelos destinos e sempre sonhar com as próximas viagens.

Espero que goste de acompanhar as minhas andanças por aí.

bottom of page