Bolonha é gastronomicamente sem palavras !
Toda a região da Emilia Romanha guarda vários importantes aspectos culinários...casa do presunto de parma, do parmiggiano reggiano, da pasta alla bolognesa, da mortadella, do vinagre balsâmico de modena..quer mais o quê? É simplesmente fantástico mergulhar nessa cultura gastronômica...Pode ir sem erro! Vai ser difícil comer mal em Bolonha! E ainda por cima pagar muito por isso!
San Silvestro in cantina
Esse foi um dos restaurantes que mais gostamos na cidade, então vou comecar a escrever por ele. Se bem me recordo, peguei esse nome no Tripadvisor, procurando algum lugar que estivesse aberto aquela hora e com lugar para sentarmos...
Achamos esse lugar meio que por acaso mesmo e foi fantástico! O ambiente era simples, mas charmoso..meio rústico também. A comida, sensacional: pedimos dois risottos - o Alan comeu um al zafferano (com Açafrão) e eu um ai funghi (com cogumelos).
Além disso, dividimos uma polenta de entrada, que estava gostosa, mas muito diferente da que estamos acostumados a comer, por isso estranhamos um pouco (ela é cozida e não frita). De sobremesa, um creme catalão em chamas - de pôr inveja em muito crème brulée!
A conta: a mais cara da nossa passagem pela cidade!
Zerocinquantello
Como eu queria que tivesse um lugar assim no Rio! Acho que eu iria sempre..tão simples e despretensioso, sabe?
Depois de se acomodar em um desses banquinhos altos, pedimos um das muitas entradas-petiscos disponíveis. Queijos, mortadella e salame e duas taças de vinho! Super barato e incrivelmente gostoso! Foi perfeito...
Fica na Via Pescherie Vecchie. Aliás, toda essa região é cheia de opções para comer: ali perto também está o Mercato di Mezzo, a Eataly, o Tamburini...(veja mais abaixo!)
Via Pescherie Vecchie
Scalinatella
Fomos nesse restaurante no primeiro dia em Bolonha. Meio perdidos, paramos no primeiro lugar aberto quando a fome apertou! Claro que foi gostoso, mas não chegou a impressionar muito.
A pasta alla bolognesa que pedimos estava muito boa, assim como as sobremesas sicilianas - especialmente o Cannoli (massa frita recheada com ricotta). Reparem que a "bolonhesa original" não é feita com molho de tomate, então é bem diferente daquela massa que comemos no Brasil - mas é muito boa! Sério, nao deixe de experimentar!
Mercato di Mezzo
Como apaixonada por feirinhas e mercadinhos de todo o tipo, não poderia deixar esse passar, né? É um mercado pequeno e coberto, também ali no bololô da Via Pescherie Vecchie.
Várias opções de comida, entre pães, sucos, massas e burgers. Nós adoramos o hamburguer e as massas!
Eataly
Agora a Eataly já não é mais nenhuma novidade. Há seculos conhecida dos brasileiros em NYC, recentemente abriu uma filial mega em São Paulo (que eu estou doida para conhecer!). A da Bolonha é uma das mais antigas e é recheada de produtos, livros, utensílios e espaços para comer. Não chegamos a comer por lá, mas pareceu bem legal! Vale a visita! Só achei o preço das coisas bem caro se comparado aos supermercados.
Venchi
A Venchi também já pousou em terras brasileiras há um tempinho e é um dos meus sorvetes preferidos de todos! Adoro o sabor de nocciola (avelã) e nutella. Pode pedir, é impossivel não gostar! hehe Nesse dia, nem o passeio com neve caindo me impediu de comer o sorvete, para você ver como estava gostoso! #ficaadica: não comi essa vez, mas eles têm uns crepes de nutella que parecem ser deliciosos!
Tamburini
Existem vários desses "empórios" espalhadas pela cidade. O paraíso dos frios e outras delícias. A Tamburini é a mais antiga e mais conhecida dos turistas também. Passamos por lá, mas compramos tudo no supermercado (sempre prefiro, acho os preços melhores, menos turísticos).
E você, o que experimentou de delicioso na Itália? Deixe nos comentários!
Beijos,
Corinne